segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Geração Y: características no mundo empreendedor e suas aspirações
Se tratando de empreendedorismo, os jovens buscam o que lhes atrai e é, de alguma forma, o objeto de desejo deles. Uma pesquisa feita pela Cia de Talentos e NextView, comprova exatamente isso: o que a geração Y busca no empreendedorismo.
A geração Y compreende as décadas de 80 e 90. Esta geração apresenta algumas particularidades diferentes das gerações anteriores: independência, mudanças para adaptação às suas vidas, são tecnológicos e ágeis no gerenciamento de informações, usam feedbacks constantemente e gostam de ser ouvidos.
O estudo que foi realizado no Brasil, Argentina e México, levanta algumas questões sobre o sucesso e a liderança (vantagens e desvantagens de ser líder, e quais os líderes com quem se identificam).
A maioria dos jovens brasileiros atribui ao “sucesso” trabalhar com aquilo que gostam (36%). Em segundo lugar, com 20%, vêm o “equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, e em terceiro (17%), “a sensação de realização”. Por essa pesquisa, podemos concluir que o dinheiro, para os brasileiros, não está em primeiro lugar.
Quanto à liderança, a maioria dos jovens quer ser um líder (96%). Essa aspiração pela liderança se deve ao fato de que é uma posição reconhecida e de poder dentro da empresa, dizem os entrevistados. Em segundo lugar, “conhecer o funcionamento da empresa como um todo”, e em terceiro lugar “ter autonomia e liberdade”, são as outras vantagens levantadas na entrevista.
Porém, há também suas desvantagens. Para a maioria, a alta responsabilidade e a grande expectativa estão em primeiro lugar: sofrer forte pressão e cobrança; tomar decisões que impactam a vida de muitas pessoas.
A pesquisa também buscou os líderes mais admirados pelos jovens. Foi concluída uma grande variedade de modelos de liderança, mas todos têm características comuns. Em primeiro lugar, o apresentador Roberto Justos, com 11%, por ter empreendedorismo, competência, inteligência e visão de negócios e ser decidido. Em segundo lugar aparece Obama (9%) e em terceiro Lula, com 8%.
Para ser um objeto de desejo, os jovens buscam por ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, crescimento profissional e boa imagem no mercado, respectivamente o 1º, 2º, 3°, 4º e 5º lugar. Em 2010, o primeiro lugar como empresa dos sonhos ficou com a Google. Em segundo vem a Petrobras, e em terceiro a Unilever. Das 10 colocações, 7 são empresas brasileiras, determinando a força que as marcas nacionais possuem.
Esta é parte da pesquisa realizada sobre empreendedorismo e as aspirações dos jovens.
Podemos concluir que os jovens possuem altas aspirações e pretendem levar a mudança para dentro da empresa que trabalharem ou trabalham. As empresas também estão buscando isso, profissionais ou estagiários da geração Y que tragam consigo os diferenciais e as inovações.
Fonte: HSMManagement - Julho/Agosto 2010 - hsmmanagement.com.br
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