terça-feira, 17 de agosto de 2010

"The shape of jobs to come"

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), diagnosticou as profissões mais valorizadas do futuro, sendo elas relacionadas à gestão da saúde, operadores de redes sociais e médicos especialistas em nanotecnologia consequentemente.

Veja abaixo as carreiras emergentes apontadas pela pesquisa:

- Gerente de Eco-relações: profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
- Chief Innovation Officer: interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.
- Gerente de Marketing e-Commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
- Conselheiros de Aposentadoria: profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
- Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
- Bioinformationists: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.
- Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.
- Gerente de Propaganda On line: desenvolve, implementa e gerencia a estratégia de propaganda com a utilização de web site.
- Coordenador de Terceirização Offshore: profissional responsável por cuidar que os fornecedores terceirizados estão mantendo determinados padrões, além de prospectar novas oportunidades de terceirização.
- Chief Health Officer: profissional responsável pelo estabelecimento de programas para cuidados com a saúde e reavaliação do sistema de seguros da companhia.
- Especialistas em Simplicidade: profissionais que simplificarão e melhorarão a eficiência da tecnologia da corporação.
- Conselheiro Genético: identificam e dão suporte para famílias que têm membros com desordens genéticas ou aquelas que podem ter o risco de uma variedade de condições predisposições.
- Analistas de Networking: pesquisarão o verdadeiro fluxo de poder dentro de uma companhia.
- Geomicrobiologistas: profissionais que unem geologia, ciências do meio ambiente e microbiologia para estudar como microorganismos podem ajudar a fazer novos medicamentos e limpar a poluição.
- Gerente de Diversidade: executivo responsável por assegurar que nenhum grupo na empresa está sendo tratado com preconceito.
- Coordenador de Experiências Educacionais: criam métodos de aprendizagem que possam ser acessados de diferentes formas – como a Web.
- Age Adviser: conciliarão desacordos entre grupos de diferentes idades dentro das empresas e assegura que cada departamento tem um mix adequado de diferentes gerações.
- Web Producer: desenvolve, implementa e mantém aplicações de web para sites de e-Commerce consistente com a estratégia e imagem da companhia.
- Planejador de Reconstituição de Sistemas: desenvolve, projeta, testa e implementa procedimentos para proteger as atividades dos sistemas de informação no caso de emergências ou desastres.
- Historiador Corporativo: profissional responsável por resgatar projetos, programas, problemas, soluções e resultados da organização.

Para saber mais sobre o assunto, alguns livros que foram utilizados pela consultoria Profuturo podem ser consultados, como: "The Shape of Jobs to Come", "Delphi Carreiras do futuro" e "As profissões do futuro".

Fontes: www.ekom.com.br
www.consultoriaprofuturo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário