quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pesquisa diz que falar vários idiomas te deixa com várias personalidades!

A revista Superinteressante, da Editora Abril, que saiu no início deste mês trouxe como de costume uma matéria no mínimo polêmica. A reportagem afirmava que falar vários idiomas pode deixar você com várias personalidades... Será? Os subsídios do texto vêem de um estudo chinês, em que psicólogos da Universidade de Hong Kong observaram o comportamento de estudantes chineses com fluência na língua inglesa.

De acordo com eles, os jovens se mostravam “mais assertivos, extrovertidos e abertos a novas experiências”, quando usavam o segundo idioma. Características, segundo os pesquisadores, culturalmente relacionadas aos indivíduos que crescem em países que têm o inglês como idioma oficial.

O efeito foi ainda maior quando os estudantes chineses conversavam em inglês com uma pessoa estrangeira, a “nova personalidade” ficava ainda mais proeminente. Para os psicólogos, essa reação sugere uma ligação muito forte entre linguagem e personalidade. Isso não quer dizer que poder está na língua, e sim na ideia que as pessoas têm da pessoa com que estão falando. Ou seja: se os estudantes chineses pareceram mais extrovertidos, neste caso, é porque consideram os falantes da língua inglesa mais extrovertidos. Assim, ajustam suas personalidades de acordo com o receptor, na hora de usar esse idioma.

Loucura, não? O que você pensa disso tudo? Já passou por uma situação em que a fala de um idioma estrangeiro alterou o seu modo de se portar? E aí, falar vários idiomas pode criar várias personalidades em uma pessoa só? O Challenger quer a sua opinião!



Assessoria de Imprensa Challenger Brasil
Michelle Teixeira / Dois Agência de Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário