terça-feira, 22 de março de 2011

Pra que deixar pra depois?

Já não é mais novidade a importância, relevância ou urgência de saber falar outro idioma. O tema quase se esgota por si mesmo, pois, não é mais um diferencial constar o idioma inglês, por exemplo, no currículo, e quase uma obrigação. Diferente agora é aquele que não tem um outro idioma na bagagem. Menos um pra ele!

Uma outra abordagem do tema seria a da esfera social, da comunicação, vazão e fluxo de informações. Imagina se você conhece um(a) americano(a) super interessante, mas não entende uma palavra se quer do referido? Ou então acessa um site estrangeiro e simplesmente empaca? O tradutor do Google não resolve todos os seus problemas, não! Menos um pra você!

Viu só, não dá mais pra deixar pra depois.

É fato, o mercado de trabalho espera mais de você. Falar mais de um idioma é pré-requisito para o preenchimento de uma vaga, é a garantia do seu crescimento profissional e certamente de muitas conquistas pessoais.

Tatiana Zasso, coordenadora pedagógica do Challenger Brasil em Santa Maria vive a rotina de muitos alunos que resolveram apostar seu crescimento no aprendizado de um idioma. Imersa a tantos talentos em potencial ela afirma que a necessidade de ter outro idioma, em especial o inglês, no currículo e na vida é que leva tanta gente procurar a escola: “o inglês é um idioma essencial, é a segunda língua mais falada do mundo depois do Mandarim que só é usado basicamente na China e é muito difícil de aprender”, afirma.

Mas com a globalização ficou fácil ir até a China. Descobrir culturas novas sem sair de casa é uma das bênçãos que a internet trouxe para nossas vidas, toda essa facilidade de acesso traz consigo a ansiedade de aprender mais, de explorar o desconhecido, e Tatiana acredita que isso beneficia também a busca pelas escolas de idioma, “no sentindo que quanto mais informação as pessoas obtém sobre outros países, maior a necessidade de dominar os idiomas. As pessoas estão mais curiosas sobre outras culturas, e os cursos de idiomas devem trazer isso para sala de aula. Além do idioma em si, a cultura do país é muito importante para aprendizagem dos alunos, pois, promove mais interação entre língua e costume”.

Tais atividades em sala aula facilitam o desenvolvimento do aluno que já tem contato com a tecnologia, é quase um extraclasse, considerando que mídias sociais e filmes, por exemplo, levam muita gente ao contato com outros idiomas. No entanto isso não esgota o aprendizado, ao contrário, alimenta: “o uso da tecnologia é muito favorável ao aprendizado desde que tenha objetivo especifico e seja bem trabalhada”. Segundo a coordenadora, os alunos gostam de estar em contato com as diferentes mídias e se o professor souber usar isso em sala de aula, só terá a acrescentar na aprendizagem, uma vez que gera a interação dos estudantes com o idioma por meio de ferramentas tão populares para eles.

Outra condição que soma pontos ao exercício de um novo idioma é a troca de experiências professor/aluno. O Challenger, escola que Tatiana trabalha, conta com professores que viveram no exterior. Além de estudarem o idioma que ensinam, eles viveram a cultura do país de origem. Ouviram, falaram, respiraram o inglês e o espanhol, e voltaram pra contar tudo isso.

Quem sabe você não é o próximo a viajar? Falando o idioma é bem mais fácil. É indispensável, você sabe, só falta começar!


Assessoria de Imprensa Challenger Brasil
Dois Agência de Conteúdo
Michelle Teixeira
(55) 3027 3647 / michelle@doisac.com

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